Saiba o que devemos comer antes e depois da atividade física






Está difícil eliminar as gordurinhas e ganhar músculos? O problema deve estar na alimentação. Sem carboidrato (nutriente que possui glicose responsável por fornecer energia ao organismo), o corpo tem mais dificuldade de queimar gordura e rouba proteína da massa magra (músculos), para usar como combustível. Isso afeta os músculos e acumula gordura, além de aumentar o risco de hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue), que pode provocar tontura e até desmaios.

Mas não é qualquer alimento que resolve. Dependendo do intervalo que você tem entre comer e treinar, deve priorizar alguns nutrientes e dispensar outros, buscando melhorar o rendimento.

Até 1h30 antes do treino: coma proteína (ovo, atum, peito de peru, iogurte, queijos magros), importante para a recuperação e a manutenção dos músculos, e carboidrato (pães, biscoitos integrais e frutas), que faz com que o organismo consuma açúcar e gordura durante o exercício.

1h antes do exercício: fique apenas com o carboidrato e dispense a proteína. Caso esse intervalo seja ainda menor (de 40 a 30 minutos), prefira biscoitos e pães refinados — eles ficam menos tempo no estômago e garantem mais energia para malhar. A proteína tem uma digestão mais demorada e, quando ingerida perto da aula, pode causar mal-estar, atrapalhando o desempenho. É por isso que aquele inocente iogurte consumido no caminho da academia parece brincar de vaivém durante a aula.

Terminado o treino, a proteína volta a ser bem-vinda. O ideal é consumi-la na primeira hora após a aula, quando as fibras musculares, que sofreram microlesões durante o exercício, começam a se regenerar. Uma nova dose de carboidrato também é fundamental, pois vai ajudar o corpo a se recuperar do desgaste, poupando o músculo.

Lembre-se da água!




Hidratar-se durante o exercício é fundamental. A desidratação reduz o volume sanguíneo e aumenta a frequência cardíaca, além disso, a falta de água eleva a temperatura corporal e prejudica funções metabólicas e fisiológicas, comprometendo a qualidade da atividade física.

É recomendada a ingestão de meia garrafinha, a cada 20 minutos.

Alimentar-se bem antes da atividade física aumenta o rendimento durante a malhação. Escolher o alimento certo depois do treino pode ajudar a atingir os objetivos com mais eficiência.