Lanches antipneus: confira 6 opções deliciosas que ajudam a queimar calorias




Jamais caia na cilada de passar muito tempo em jejum na tentativa de ficar em dia com a balança. Essa tática é uma verdadeira furada. Quando o organismo percebe a escassez de alimentos, ele tende a diminuir o gasto calórico. "É uma espécie de economia de energia que pode servir de gatilho para o acúmulo de gordura, principalmente na região abdominal", diz a nutricionista Renata Alves, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, na capital paulista. "A dica é não deixar o estômago vazio por mais de três horas", ensina a nutricionista Vanderlí Marchiori, da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva. E que tal lançar mão de snacks termogênicos, ou seja, aqueles que aceleram o metabolismo? Para quem trabalha fora de casa, o conselho é preparar com antecedência e levar uma bolsa térmica ou deixar algumas opções na gaveta do escritório. Veja, a seguir, as sugestões da dupla de especialistas.





1 xícara (café) de amendoim

"Essa oleaginosa contém uma mistura bem equilibrada de ácidos graxos mono e poli-insaturados", explica Vanderlí. Essa dupla de gorduras é conhecida por retardar o esvaziamento gástrico e estimular a produção de substâncias que inibem o apetite. "Alguns estudos mostram ainda que o amendoim combate a compulsão alimentar", afirma.





1 taça de sagu de chia

A receita de Vanderlí é simples: mergulhe 1 colher de sopa rasa de semente de chia em 1 xícara de chá de suco de uva integral e deixe por uma hora. Essa merenda inusitada e saborosa fornece ômega-3, ácido graxo que diminui os ataques de gula. "Sem contar as generosas doses de fibra solúveis, capazes de arrastar o excesso gorduroso para fora do organismo", explica a nutricionista. 





4 unidades (pequenas) de bolacha de arroz integral + 1 unidade (nozinho) de mussarela de búfala + 1 colher (sobremesa) de geleia de pimenta sem açúcar

"A mistura do carboidrato da bolacha com a proteína da mussarela garante maior tempo de saciedade", diz Renata. A geleia apimentada dá o toque termogênico graças a uma substância chamada capsaicina. Aliás, se você tolera bem o que é ardido, vale incrementar esse lanche com uma pitada de pimenta vermelha moída.





1 pote (180 g) de iogurte natural desnatado + 1 colher (sobremesa) de canela em pó + 1 colher (sopa) de aveia em flocos

O destaque aqui é a canela. Além de colaborar para a queima calórica, ela atua no controle glicêmico e, portanto, do apetite. O cálcio do iogurte é outro aliado. "Diversos estudos mostram que o mineral interfere com o tecido adiposo", diz Renata. Ou seja, reduz os depósitos de gordura e, assim, barra a obesidade.





1 ou 2 "quadradinhos" (30 g) de chocolate amargo + 1 colher (sobremesa) de soja torrada sem sal + 1 castanha-do-pará

É importante salientar que só vale o chocolate amargo para que a combinação favoreça a silhueta. "Isso porque a versão rica em cacau tem mais substâncias termogênicas, caso da cafeína", explica Renata. O mix criado por ela ainda contém a soja, que fornece a dose de proteína e ajuda a brecar a fome. Por fim, vem a castanha, uma fonte de antioxidantes indispensáveis em qualquer dieta bacana.





1 taça de salada de frutas com gengibre ralado

De cara, dá para dizer que essa mistura é a garantia de fibras, as guardiãs do intestino. Há ainda vitaminas e minerais, claro. Entretanto, a estrela maior é mesmo o gengibre. "Ele concentra gingerol, que, além da ação termogênica, melhora a circulação sanguínea", destaca Vanderlí. E, outra vez, se você faz parte do time que curte sabores picantes, um pouco de pimenta vermelha moída pode dar um up à receita. Experimente!





E para acompanhar?

Chá verde é sempre bem-vindo. "Ele contém EGCG (Epigalocatequina galato), um composto que acelera o metabolismo", revela Vanderlí, que também é fitoterapeuta. Para acertar no preparo, adicione 1 colher de chá da erva para cada xícara de água fervente. Abafe e espere 3 minutos. Outra boa pedida são os sucos. Para turbiná-los, inclua ingredientes que exterminam calorias. O guaraná (em pó) é um deles. Há evidências de que ele atue no sistema nervoso e trabalhe em prol do gasto energético. Único porém: tem sabor amargo. Assim, o melhor é misturá-lo com frutas mais doces, como mamão, laranja-lima e maçã.