Polêmica! Jornal britânico diz que Anitta clareou a pele para fazer sucesso




FAMOSIDADES

Anitta virou centro de uma discussão racial levantada pelo jornal britânico "The Guardian" e passou a ser suspeita de ter feito clareamento na pele para poder fazer sucesso.

Com uma foto comparativa que circula na internet, a publicação abordou estudos feitos por pessoas que lutam contra a discriminação, que notaram a diferença entre o tom de pele da cantora antes do sucesso e depois de assinar contrato com a Warner.

"No início, quando ela era relativamente desconhecida, parecia mais escura. Depois, em um ensaio feito quando já era famosa, ela aparece mais pálida. Se é resultado de uso de produtos para clareamento e cirurgia estética, ou - o mais provável - de truques com Photoshop, o contraste reacendeu a discussão sobre a necessidade de ser claro para fazer sucesso no Brasil", diz parte da reportagem.

Ainda no texto, o jornal descreve o passado da artista como MC em bailes funk do Rio de Janeiro e relata a mudança que ela fez, não só na imagem, mas também no comportamento adotado nos palcos: "Ela diminuiu as danças sugestivas, referências 'gangster' e letras explícitas".

A discussão ainda foi abordada por outro ângulo, o de que a funkeira não faz sucesso apenas por conta de sua mudança no visual - que inclui cabelo mais liso, maquiagem e cirurgias plásticas. "O que aconteceu foi uma mudança no espaço social em que Anitta produzia sua arte: da periferia para o centro", avaliou Sylvio Pereira, professor de Psicologia na Universidade Federal do Pernambuco.