O batom errado pode destacar o sorriso amarelo. Veja como escolher a cor certa

Kirsten Dunst, Jennifer Hudson e Olivia Palermo são exemplos de como o batom certo pode valorizar a maquiagem

O batom pode valorizar a maquiagem ou acabar com a beleza. A cor errada pode, inclusive, criar um efeito visual que pode destacar os dentes amarelados. “As cores frias, como o lilás, tornam os dentes o ponto focal do make”, afirma Aldo Viterbo, maquiador do salão Werner Coiffeur. Se o dente não está branquinho, melhor evitar. Nesse caso, a alternativa é apostar em cores quentes, como o laranja. “Elas atraem a atenção para os lábios”, avalia o maquiador.
O batom matte (sem brilho) está na moda, o que é ótimo para quem deseja disfarçar a cor do dente. “Fuja de tudo o que é cintilante e perolado, inclusive gloss e brilho labial. Eles destacam o amarelado”, sugere Viterbo. A dica, portanto, é investir no vermelho, vinho, marrom e rosa escuro. 
Para evitar erros, é importante experimentar o produto diretamente nos lábios antes. “Não adianta testar nas mãos, como é comum. A pele do rosto é mais clara e a boca tem outra tonalidade, pode ser rosa ou marrom, por exemplo. A cor que fica na mão jamais será a mesma que ficará no lábio”, avalia o maquiador. Também é importante ficar atenta aos fatores externos, como a luz. “A luz interfere na cor. Vá para um ambiente com luz natural e sorria. Essa é a melhor maneira de você investir em um produto de qualidade e conquistar um sorriso brilhante”, completa.